Curso de Graduação em Administração
Publicado: 17/08/2021 - 00:00
Última modificação: 27/11/2023 - 11:43
A história do curso de Administração começou no início dos anos 1960 quando o ex-reitor, Juarez Altafin, e o docente Régis Elias Simão fundaram a Faculdade de Ciências Econômicas de Uberlândia - FACEU. Em 1963, após reiterados esforços junto ao MEC - Ministério da Educação, a FACEU iniciou suas atividades idealizada para oferecer três cursos superiores: Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Ciências Econômicas. Em 11 novembro de 1971, o curso de Administração foi reconhecido pelo MEC por meio do Decreto Lei nº 69.535/71.
Em 1993, com a regulamentação, pelo Conselho Federal de Educação, do Currículo Mínimo para os cursos de Administração, foi proposta e aprovada uma alteração na matriz curricular do curso. Além das exigências da nova legislação, a alteração no projeto pedagógico considerou o contexto acadêmico e profissional vigente para inserir elementos necessários aos desafios que o(a) egresso(a) enfrentaria à época, como a globalização e a necessidade cada vez maior da gestão com base em 7
dados de qualidade, tanto qualitativa, quanto quantitativamente. Foi também considerada a necessidade de inserção de conteúdos que abordassem o desenvolvimento tecnológico e uso de tecnologia pelas organizações.
Em 1999, a UFU criou um novo estatuto que trouxe outra mudança de grande impacto na estrutura dos campi: a extinção dos Centros e Departamentos e a volta das Faculdades. Com isso, em 2000, o curso de Administração e suas especializações transformaram o antigo Departamento de Administração - DEPAD em FAGEN/UFU.
Com o Plano de Reestruturação e Unificação das Universidades – REUNI, a FAGEN/UFU, em 2008, aprovou o curso de Administração em período Integral com início das atividades em 2009/1. Outra importante alteração foi a revisão da matriz curricular, realizada em 2014, que procurou “superar uma noção fragmentada e especialista de formação, enfatizando uma formação generalista” (FAGEN, 2011, p. 2).
A fim de manter a empregabilidade e a qualidade do(a) profissional egresso(a) da FAGEN, a reformulação surge como uma atualização do projeto vigente com um objetivo de contribuir com a formação de um(a) egresso(a) “consciente, crítico e reflexivo que consiga fazer escolhas de forma a aprofundar o seu conhecimento e, ainda, garantir um olhar que contemple o todo” (FAGEN, 2011, p. 2). A proposta vai ao encontro dos objetivos pedagógicos da unidade e do consenso entre docentes a respeito das necessidades de formação integral dos(as) discentes de Administração para lidarem com os desafios contemporâneos que se impõem de forma cada vez mais diversa e dinâmica.
Os Cursos de Administração da FAGEN/UFU pretendem que os(as) discentes tenham uma formação generalista para pertencer ao mercado com habilidade para liderança de grupos, tomada de decisão, e capacidade empreendedora para atuar na gestão de diferentes tipos de organização.
O perfil desejado do(a) profissional egresso(a), após a análise das peculiaridades profissionais e do contexto social, orientou a escolha dos conteúdos e da estrutura curricular. O(a) egresso(a) estará capacitado(a) a contribuir para a sociedade em que vive, gerando valor para as organizações, atendendo suas necessidades e contribuindo para uma melhoria na qualidade de vida, tanto através de novos produtos e serviços, quanto apoiando o aumento da eficiência organizacional.
Em relação aos atributos profissionais, o (a) egresso(a) deve reunir condições para:
● Solucionar questões técnicas e gerenciais das organizações de modo analítico, crítico, criativo e inovador;
● Reunir flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada;
● Ter visão sistêmica e multidisciplinar no seu campo de atuação.
Em relação aos atributos humanos e sociais, ele(a) deve:
● Ter atitude ética;
● Promover práticas de inclusão e responsabilidade social;
● Desenvolver o espírito de equipe e cooperação;
● Possuir visão crítica e abertura para a mudança; e
● Ter capacidade de interpretar, criticar, intervir e transformar a realidade.
Com isso, os cursos de Administração reúnem condições para que o(a) egresso(a) seja capaz de:
● Ter capacidade de identificar problemas, estabelecer metas e equacionar soluções, exercendo a competência de tomada de decisão;
● Ter capacidade de desenvolver e transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidiana para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional;
● Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, abertura às mudanças e consciência da qualidade de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais;
● Ter consciência da importância da formação continuada e aprimoramento contínuo tanto seu quanto de sua equipe;
● Desenvolver atitude ética e empreendedora em seu espaço de trabalho;
● Desenvolver as competências de expressão e comunicação no exercício profissional, incluindo processos de negociação e nos diálogos interpessoais e intergrupais;
● Desenvolver capacidade para elaborar e gerenciar projetos em ou para organizações;
● Desenvolver capacidade de realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais; e
● Desenvolver a visão de futuro e análise de conjunturas para tomada de decisão em ambiente instável e condições adversas.
Assim, os Cursos de Administração pretendem que os(as) discentes que neles se formam tenham desenvolvido a capacidade de aprender a aprender, para absorver constantemente maneiras novas de fazer coisas velhas ou maneiras novas de fazer coisas novas. A autonomia intelectual e sólida base em métodos quantitativos e lógica possibilitarão a esses(as) discentes um nível de raciocínio lógico e abstrato, capaz de fazê-lo compreender os sistemas complexos e dinâmicos das organizações.
Com a linha de empreendedorismo e seu conteúdo interdisciplinar ministrado ao longo de todo o curso, espera-se também que os(as) discentes sejam capazes de ter atitude, de comunicar, de pensar horizontalmente e de interligar situações práticas oriundas de diferentes componentes curriculares. Isto permite a interação com pessoas de outras áreas, características estas valiosas no mundo moderno. O curso procura possibilitar que os(as) discentes sejam mais flexíveis no trabalho, capazes de se adaptarem melhor a tarefas não rotineiras e a mudanças organizacionais, estabelecendo relações solidárias, éticas, cooperativas e coletivas.
O currículo se ampara também na dimensão humana e reflexiva, a partir da inclusão de tópicos de cultura e identidade nas disciplinas. Pretende-se que elas insiram leituras e debates para cada discente pensar de um ponto de vista histórico, não reducionista e não generalizante da diversidade. Esse elemento da formação fomenta que se formem administradores que encarem suas responsabilidades pelas sociedades em que habitam, que enxerguem e estejam aptos a lidar com diferentes formas de organização, e que descubram respostas alternativas às questões prementes de desigualdade e sustentabilidade enfrentadas pela sociedade.
Espera-se ainda, que após a obtenção de experiência prática de trabalho e construção de networking profissional, os(as) egressos(as) do curso sejam capazes de ter novas ideias, identificar oportunidades valiosas, propor inovações em sua área de atuação e aceitarem o desafio de criar novos negócios e novos formatos de organização, formando equipes de trabalho capazes de interagir com outras empresas e gerar empregos com responsabilidade socioambiental.
Por fim, espera-se que os(as) egressos(as) sejam críticos(as) e propositivos(as). Com isto, serão decisores(as), solucionadores(as) de problemas e criadores(as) de valor para a sociedade e para o país, produzindo e disponibilizando conhecimentos e tecnologias através da organização em que trabalha ou que tenha trabalhado anteriormente.
Em particular, o(a) egresso(a) dos Cursos de Administração deverá ser capaz de:
- Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir melhorias no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
- Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação, liderança e respectivas comunicações interpessoais ou intergrupais;
- Refletir e atuar criticamente sobre a esfera dos negócios, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
- Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle;
- Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
- Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
- Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
- Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
- Tomar decisões conscientes da responsabilidade socioambiental da profissão, mitigando riscos ambientais, buscando ouvir os diferentes stakeholders da organização e incluindo grupos vulneráveis da sociedade.
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